Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Coronavírus

Vacina contra Covid-19: Ministério Público do DF recebe denúncias de fura-filas na imunização

Órgão afirma ter relatos de que pessoas fora do grupo prioritário receberam vacinas. Secretaria de Saúde diz que servidores vacinados irregularmente vão responder a processos administrativos.

Órgão afirma ter relatos de que pessoas fora do grupo prioritário receberam vacinas. Secretaria de Saúde diz que servidores vacinados irregularmente vão responder a processos administrativos.

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) pediu explicações à Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) sobre supostos fura-filas na vacinação contra a Covid-19 na capital. O órgão afirma ter “informações de que pessoas que não integram os grupos de risco prioritários estariam recebendo, nesta primeira fase da vacinação no Distrito Federal, doses do imunizante CoronaVac.

A imunização começou na capital na terça-feira (19). Neste primeiro momento, receberão as doses apenas profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, além de indígenas, e idosos e pessoas com deficiências que vivem em instituições de acolhimento e seus cuidadores.

Em ofício, o MP deu 48 horas para que a SES-DF preste esclarecimentos sobre a denúncia. À reportagem, a pasta informou que teve conhecimento de denúncias de supostas irregularidades no processo de vacinação em algumas unidades vacinadoras.

Segundo o Ministério Público, a existência de fura-filas, se confirmada, “além de representar violação ética inaceitável, importa em grave descumprimento da legislação, com inevitáveis consequências nas esferas administrativa e penal para os autores e beneficiários indevidos da medida”.

Vacinação no DF

A imunização de profissionais de saúde ocorre em 15 unidades da capital. Só podem receber a vacina, trabalhadores que estejam nas listas organizadas pela direção dos hospitais. Devem ser priorizados:

  • Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas em contato com pacientes infectados ou com suspeita da Covid-19
  • Psicólogos que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)
  • Profissionais de vigilância, limpeza e administrativo que trabalham em pronto-socorro
  • Equipes da atenção primária à saúde
  • Servidores no Samu e Corpo de Bombeiros em atendimento pré-hospitalar

Já a vacinação de idosos em instituições de acolhimento e indígenas é realizada por meio de equipes móveis da Secretaria de Saúde, que começaram a percorrer os espaços na terça. Ao todo, o DF recebeu, no primeiro lote, 16.160 doses da CoronaVac.

O que diz a SES-DF

Confira a íntegra da nota da Secretaria de Saúde sobre o caso:

“A Secretaria de Saúde informa que chegaram ao conhecimento da pasta denúncias de supostas irregularidades no processo de vacinação em algumas unidades vacinadoras. Imediatamente, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, solicitou aos superintendentes regionais a lista com os beneficiados pela vacina até o presente momento. Além disso, foram informados de que serão devidamente apuradas pelo setor de controle interno da Secretaria todas as supostas irregularidades.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Ao mesmo tempo, solicitou, por meio dos secretários-adjuntos e subsecretários, a obediência irrestrita à circular nº 1/2021 SES/SAIS/COAPS/DESF, de 19 de janeiro de 2021, que estabelece os grupos prioritários da primeira fase da vacinação, seguindo o que determina o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

A Secretaria esclarece também que o gestor responsável pela área e o servidor beneficiado, sem que atenda aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, responderão administrativamente pelos seus atos.”

Fique por dentre de todas as notícias do coronavírus no Distrito Federal, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Agência 15 News – DF.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Muito mais informação

Nossa missão é manter muito bem informadas as pessoas interessadas no Distrito Federal e em especial a região de Ceilândia, organizando e disponibilizando conteúdos de Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol.

Entre em contato

    •  (61) 3013-6409
      contato@15news.com.br
    •  www.15news.com.br
    •  De 8h às 18h

Copyright © 2020-2021 Agência 15 News

Ir Topo