Banner sobre o Grupo do WhatsApp da 15News
Brasília

“Tivemos que mandar um recado forte à sociedade”, diz Ibaneis

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), deu mais detalhes sobre a motivação de ter determinado o lockdown na cidade. Segundo ele, a pressão da população do Entorno nos hospitais da capital do país e o aumento do índice de transmissão do novo coronavírus fizeram com que a decisão fosse tomada.

Neste sábado (27/2), o GDF definiu um novo conjunto de medidas para o período de restrição de atividades, em reunião no Palácio do Buriti. O período do lockdown, por exemplo, vai durar 15 dias, em princípio.

“Ontem (sexta, 27/2), por conta do grande número de ocupação de leitos, nos chegamos a 98%. Nós tivemos que mandar um recado forte à sociedade, que, parece, não acredita mais que a Covid-19 vai se espalhar. E ela (a doença) está se espalhando em um nível muito alto”, alertou o governador.

As restrições começam a ser adotadas a partir das 0h01 deste domingo (28/2). Ibaneis explicou que o índice de transmissão do novo coronavírus no DF chegou a 1,08. E quanto esse número passa de 1, são necessárias medidas restritivas.

“Aliando os 98% de ocupação dos leitos, com o índice de transmissão que saiu de entorno de 0,79 para 1,09, nós tivemos que adotar aquele primeiro decreto”, comentou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que a capital do país entra em março com preocupação muito grande. De acordo com ele, a pressão de outros estados por vagas de UTI no DF está aumentando.

Um decreto com as novas regras será publicado ainda neste sábado (27/2), segundo o governador.

“Nós vamos colocar um prazo para esse decreto, que é um prazo de 15 dias de suspensão das principais atividades. E aí, na sequência, nós vamos fazendo a liberação, como foi feito no ano passado, só que num prazo menor”, detalhou Ibaneis.

O governador assinalou também que todas as decisões do DF estão sendo comunicadas aos prefeitos do Entorno. A ideia é construir ações e estratégias em conjunto.

“É um sofrimento muito grande”

Ibaneis repetiu o recado que deixou no Twitter, de que não fica feliz com o lockdown.

“Quero deixar bem claro a todos vocês que não tomo essa medida com nenhum tipo de prazer. É um sofrimento muito grande. Eu sempre replico que não fui eleito ou pensava que fui eleito para viver o que eu estou vivendo”, discursou o governador.

“Eu sofro todos os dias com o que vem acontecendo, mas infelizmente, as medidas precisam ser tomadas na preservação da vida, com preocupação no que diz respeito à empregabilidade”, concluiu.

Para Ibaneis, a contenção da pandemia depende da conscientização da população e do setor produtivo. “Se persistirem os índices de transmissibilidade que nós temos hoje apurados pela Secretaria de Saúde e os índices de internação, esse decreto vai se arrastar por mais tempo”, alertou.

“Na área da Saúde, o governo sozinho não consegue resolver o problema”, confessou o governador.

População carente

Para socorrer a população carente, o GDF planeja reforçar a distribuição do programa Cartão Prato Cheio. Segundo Ibaneis Rocha, o projeto vai ser conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Social, de Justiça e da Mulher. A ideia é ampliar o auxílio.

“Nós já temos o programa do Prato Cheio, que corresponde a R$ 250 por mês às pessoas. E aí nós estamos trabalhando, havendo uma continuidade com as medidas restritivas, de ampliar essa distribuição do Cartão Prato Cheio. Nós já temos o nosso instrumento de transmissão de renda às pessoas que têm dificuldades”, explicou.

Neste contexto, Ibaneis avalia positivamente os estudos do governo federal para a criação de um novo auxílio emergencial, no valor de R$ 250.

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Muito mais informação

Nossa missão é manter muito bem informadas as pessoas interessadas no Distrito Federal e em especial a região de Ceilândia, organizando e disponibilizando conteúdos de Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol.

Entre em contato

    •  (61) 3013-6409
      contato@15news.com.br
    •  www.15news.com.br
    •  De 8h às 18h

Copyright © 2020-2021 Agência 15 News

Ir Topo